Você sabe a diferença entre tristeza e depressão?
A tristeza é algo normal em nossas vivências. É através deste processo que nos tornamos mais introspectivos, e reavaliamos os problemas para buscarmos soluções. Porém quando este sentimento é persistente (durando por mais de 6 meses), trazendo problemas e constante desmotivação, pode ser um alerta para a depressão, que é algo sério e necessita de uma real compreensão e tratamento adequado. Em adultos (crianças e idosos tem outras manifestações particulares) as diferenças são:
Tristeza:
-Duração menor que 6 meses.
- Não há sentimento de culpa sem razão específica.
- Não há ideação suicida.
- Tem relação com acontecimentos ou problemas recentes.
- Capacidade de refletir sobre o que está errado e como mudar.
Depressão:
- Desânimo por um período maior que 6 meses
- Sentimento de culpa e vergonha persistentes.
- Choro fácil ou frequente. - Sentimento de tédio crônico. - Ideação suicida. - Perda do prazer em realizar atividades. - Baixa perspectiva para o futuro. - Baixa auto estima.
Causas: É resultado de fatores biológicos (como alterações hormonais e/ou neurais ) e situações estressoras do dia a dia.
Prevalência: Segundo a OMS mais de 300 milhões de pessoas convivem com o transtorno na população mundial, sendo as mulheres as mais afetadas. Tratamento: Importante o uso de psicofármacos e psicoterapia em conjunto. Importância da Psicoterapia no tratamento: Em um primeiro momento o acolhimento das queixas e o vínculo terapeuta-paciente tem um papel fundamental. O psicólogo avaliará, juntamente com o paciente, os problemas que estão ocorrendo e como o este lida com estas dificuldades. Através desta análise, são levantadas propostas para melhorar as habilidades de resolver conflitos, e outras mudanças que tragam novos prazeres ao dia a dia.
Bem-estar, autoconhecimento, confiança e autoestima são alguns resultados deste processo. Depressão Não é frescura!!! ___________________________________ Psicóloga em Londrina
Gleicieni Quiel WhatsApp: (43) 998480528
Comments