Pra você estar bonita é sinônimo de ter uma autoestima elevada ?
Muitas pessoas ainda confundem a autoestima com a aparência. Acreditam que para desenvolver esse amor próprio devem se submeter a procedimentos ou cuidados estéticos, buscando se enquadrar em padrão construído socialmente.
O cuidar-se é algo importante, mas deve ser um reflexo no nosso amor próprio e não de uma preocupação com o exterior. Vale ainda falar que a beleza é algo relativo e inconstante. A busca pela autoestima baseada apenas na aparência é algo desgastante, além de ser irreal. Ali não existe a verdadeira estima, mas sim uma constante inquietação consigo.
Você nunca estará 100% conectada consigo se estiver preocupada em se enquadrar em padrões - que mudam a todo instante. Depender apenas aparência para alcançar a autoestima é na verdade uma questão fragilizante.
O Brasil está entre os países que mais realizam cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos, ao mesmo tempo em que também estamos liderando o ranking em problemas relacionados a baixa autoestima e depressão. Sendo nos dois casos as mulheres o principal grupo. Isso é um exemplo do quanto a autoestima depende de outros fatores e que, mesmo que a pessoa mude seu exterior, seu relacionamento consigo mesmo não será totalmente restaurado.
Mas afinal, como desenvolvemos a auto estima?
- Devemos primeiro olhar para nós mesmos antes dos padrões. Não um olhar direcionado ao físico, mas sim ao dia a dia, aos nossos gostos, nossos limites e desejos. É importante nos reconectarmos, olhar para dentro, para que seja possível o crescimento pessoal. É através do desenvolvimento de nossas habilidades - sejam sociais, profissionais , intelectuais - que nos sentimos capazes, satisfeitos e desenvolvemos o amor próprio.
Desenvolva atividades e competências que te faça ter orgulho de si.
Se faça a pergunta: Se você tivesse que falar de si para outra pessoa, o que mais teria orgulho de apresentar?
Pare um tempo de olhar para fora e de prioridade a si. Não é egoísmo, é apenas a busca de uma relação de amor consigo.
_________________________
Psicóloga Gleicieni Quiel
CRP-08/23494
WhatsApp: (43) 998480528
Londrina.
댓글